-
Arquitetos: Rogers Stirk Harbour + Partners
- Área: 2013 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Alessandro Ciampi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no meio caminho entre Casellina e a cidade antiga de Scandicci, o projeto é um novo centro da cidade projetada por Rogers Stirk Harbour + Partners e Studio DA. O projeto faz parte de um plano urbano amplo encomendado pela Prefeitura de Scandicci em 2003 e irá transformar a área de uma remota cidade satélite em um centro revitalizado. Uma série de edifícios e uma nova linha de bonde - conectando a cidade ao centro de Florença - foram construídos em torno de uma praça pública, focando uma série de atividades públicas e privadas para toda a comunidade.
O novo empreendimento em Scandicci é caracterizado por construções que respeitam a escala de seu entorno e criam uma linguagem arquitetônica contemporânea, que dá coesão entre todas as diferentes tipologias, enquanto responde às suas funções individuais. O resultado é uma estética arquitetônica austera que direciona a atenção para o cenário, em vez de aos próprios edifícios.
A escolha de materiais foi fundamental para o processo de criar um conjunto de construções. Uma paleta limitada foi selecionado para todos os edifícios, incluindo alumínio natural anodizado, concreto, vidro, aço inoxidável e terracota. Terracota tem sido utilizada como material de construção na Toscana durante séculos e por isso o novo projeto continua esta tradição de uma forma contemporânea. O tom vermelho da terracota, emoldurado pelo alumínio anodizado natural e inserido com uma estrutura aparente de concreto, criando uma linguagem que coloca os materiais tradicionais locais em uma configuração nova e moderna.
A mistura de edifícios que foram concebidos como parte do projeto incluem um centro cultural, um edifício comercial e residências. O centro cultural enquadra a borda leste da praça e oferece um espaço multi-funcional para seminários, conferências, exposições e concertos. Foi projetado e é operado pelo concelho local e oferece espaços internos completamente flexíveis, permitindo a adaptação futura. Pode trabalhar de forma independente ou em conjunto com a praça externa para estimular ideias sobre atividades públicas.
O edifício comercial também é totalmente adaptável internamente e, portanto, pode ser usado como uma grande planta livre de escritórios ou dividido em baias menores. Como a estrutura mais alta do novo conjunto, age como um marco no horizonte, orientando as pessoas para o centro revitalizado de Scandicci.
Adotando uma abordagem modular, o projeto para o edifício residencial permitiu alterações na configuração do layout dos apartamentos, mesmo durante a construção, permitindo possíveis mudanças segundo as condições de mercado.
A linha do bonde que conecta, em apenas algumas paradas, Scandicci ao centro de Florença é o elemento chave para a integração urbana. Criar essa ligação de transportes incentiva o desenvolvimento e crescimento, limitando simultaneamente a dependência nos automóveis e desencorajando o espraiamento urbano.
O projeto adota uma abordagem sustentável, incluindo a instalação de elementos solares e fotovoltaicos, bem como um telhado verde sobre a edificação cultural. O conceito de paisagem com o seu arranjo linear de árvores e bancos ao lado da linha do bonde ajuda a unir o empreendimento, incluindo a nova área de estacionamentos.
De acordo com Richard Rogers: "Esperamos ter marcado uma mudança e indicado uma nova direção para os próximos 20 anos de desenvolvimento de Scandicci. Acredito que criamos algo realmente especial e espero que o legado desse projeto continue a desenvolver por muitos anos".
Ivan Harbour diz: "Uma obra dessa magnitude é um grande catalisador e a Câmara Municipal já está respondendo ao trabalho. Scandicci coloca as pessoas acima de todas as outras considerações de projeto. Esse deve ser sempre o objetivo por trás de um grande projeto de regeneração urbana. "
Segundo Ernesto Bartolini: "O sucesso deste projeto é o resultado de uma forte colaboração entre a visão urbana de RSHP para o futuro da Scandicci e o orgulho local. Os cidadãos e os políticos compartilharam a ideia apresentada pelos arquitetos e deram energia ao projeto durante o processo de 10 anos para que isso acontecesse da melhor maneira possível. "
Do Prefeito de Scandicci, Simone Gheri:" A inauguração deste projeto marca o início de uma nova era para Scandicci. Se nos colocamos no meio da praça e apreciamos a beleza do novo espaço e a harmonia das dimensões, sentimos com confiança real de que a nossa cidade tem um grande futuro. "
Massimo Beltrami Mucci, Diretor Geral do CMSA, diz: "A crença de que estávamos fazendo algo único nos deu a força para trabalhar com confiança; sabíamos a qualidade e a beleza dos edifícios superaria quaisquer dificuldades. Projetos como este nos ajudam a abordar os trabalhos futuros com uma nova determinação. "